05/01/2020

Sugestão de presente: Games repro da XGAMELIVE

Droga! Acabei de retornar com o site e já estou com postagens atrasadas! Sorte minha ser o meu próprio chefe ^_^

Como estou com vários textos engatilhados e nenhum deles está finalizado, vou aproveitar para fazer um jabá dos jogos repro da XGAMELIVE. Recentemente adquiri um Sega Saturn e apesar da possibilidade de comprar alguns jogos originais com esforço e pesquisa, muitos dos títulos só podem ser adquiridos em troca de um rim no mercado livre negro ou em importações caríssimas devido à desvalorização do real. Quem aí está afim de pagar mais de R$ 500 em um Castlevania: Symphony of the Night?

Para solucionar esse problema, surgiram os jogos repro: reproduções de jogos originais para todos que queiram o seu jogo favorito na prateleira, mas que não ligam se ele for um backup. É praticamente um resgate conceitual dos "piratas de luxo" que encontrávamos na Galeria Pagé em meados dos anos 90 (isso em SP, não sei quais seriam os equivalentes de cada cidade). Eu não apoio a pirataria, porém é importante ressaltar que nenhuma das empresas está lucrando com a venda desses jogos antigos e você pode economizar uma grana boa comprando as reproduções. E ainda vai sobrar dinheiro para comprar alguma daquelas coletâneas maneiras que a Capcom lançou recentemente — como Street Fighter 30th Anniversary Collection e Capcom Beat 'Em Up Bundle — ou ainda Resident Evil 2 Deluxe Edition que estará em promoção só até quarta-feira (soube da promoção enquanto redigia o post).

Pesquisando, acabei encontrando a loja XGAMELIVE do Dantas, um cara muito simpático, prestativo e honesto. Entrei em contato com ele e encomendei uma "leva" de 5 jogos: Akumajō Dracula X: Gekka no Yasōkyoku (também conhecido como Castlevania: Symphony of the Night), Street Fighter Zero 3 (Alpha 3 aqui no ocidente), Duke Nukem 3D, Tomb Raider e Quake. Eu mudei de ideia algumas vezes sobre o que levaria no pacote, mas o Dantas se mostrou muito paciente e educado. Os jogos foram confeccionados e enviados pelo correio em menos de 3 dias, e apesar de termos feito confusão sobre a forma de envio (eu pedi Sedex e ele acabou enviando por PAC), acertamos tudo com muita calma e o valor foi reembolsado rapidamente. Entretanto, apesar de todas essas (muitas) qualidades como vendedor, nada disso adiantaria se o produto fosse "chulé", não é verdade? Pois bem, confiram as fotos dos jogos repro da XGAMELIVE:

Dois jogos de Sega Saturn lançados exclusivamente no Japão:  Castlevania: Symphony of the Night e Street Fighter Alpha 3. Para chorar, basta pesquisar os seus preços no eBay.
Castlevania: Symphony of the Night, um dos meus jogos favoritos de todos os tempos. Repare na impressão de alta qualidade feita no CD e no encarte. 
Street Fighter Alpha 3 em sua melhor versão para Saturn! Reparem na qualidade de impressão e na ilustração que pode ser vista atrás do CD. A caixa acrílica tem as suas vantagens!
Talvez você esteja se perguntando: E como ficam as reproduções de jogos no padrão ocidental, que eram em caixas maiores de acrílico ou papelão? O Dantas adapta todas elas para o formato das caixas de DVD, criando um resultado excelente:

Da esquerda para a direita: a espetacular versão de Duke Nukem 3D para Sega Saturn, Tomb Raider (dispensa apresentações) e o port inacreditável de Quake. Teremos postagens sobre todos eles em breve!
Graças à Lobotomy Software, Duke Nukem 3D para Saturn já apresentava gráficos em 3D e iluminação dinâmica de verdade bem antes da Gearbox pensar em lançar o Duke Nukem 3D: 20th Anniversary World Tour. Imperdível!
A primeira aventura da corajosa Lara Croft! Um game totalmente 3D e um verdadeiro feito técnico para a sua época. Quem mais sentiu saudade dos seus seios fartos e triangulares e da sua bundinha grande porém totalmente quadrada? E esse rosto... Uau! ^_^
Outro grande feito técnico da Lobotomy Software: Quake para Sega Saturn. Seu hardware criava situações bastante incômodas para o desenvolvimento de games em 3D.
Embora os repros não possuam manuais, as artes selecionadas para os encartes e versos cria um produto único e especial. Destaco também o ótimo trabalho de acabamento: é comum encontrarmos jogos repro em outras lojas com capas que apresentam um tamanho superior ao limite da caixa acrílica, e o simples manuseio já é o bastante para estragá-la com o tempo. Felizmente esse problema não está presente nos repros da XGAMELIVE. A impressão no disco é feita diretamente nele e pode ser fosca ou meio "prateada" (pedirei uma dessas na próxima encomenda). As caixas de DVD usadas são da Amaray, a mesma marca das caixas originais de jogos de Xbox 360.

Meses atrás comprei um jogo repro em outra loja e além dos problemas citados acima, o item também apresentou problemas de leitura: as músicas pulavam constantemente, o que estragou toda a minha experiência com ele. Tentei limpar o disco e o leitor do meu Saturn, mas a causa do problema era outra: o vendedor estava usando isos ruins para a gravação dos jogos. O Dantas toma cuidados redobrados com isso, e nenhum dos jogos enviados apresentou qualquer defeito ATUALIZAÇÃO: Não sei é problema do leitor do meu Sega Saturn, mas todas os jogos que o Dantas me enviou não são reconhecidos "de primeira" ao usar o PseudoSaturn. Tive que insistir algumas vezes, mas todos funcionaram (e sem aqueles barulhos de leitura que ocorrem quando o jogo é "queimado" em velocidade alta). Ele informou que utiliza mídias das marcas Sony, Ridata e Verbatin e grava todos os jogos em velocidade baixa. Utilizei o PseudoSaturn (destravamento por software) para executar os repros e pude jogar Castlevania: Symphony of the Night sem maiores problemas.

Conclusão: recomendo a aquisição de jogos repro da XGAMELIVE considerando a ressalva que fiz sobre os jogos não terem funcionado de primeira com o PseudoSaturn. Mesmo sem manuais, a qualidade presente em cada etapa de confecção dos jogos vale cada centavo investido. Sem contar que o preço é excelente também: paguei R$15,00 por jogo!

Bom, esse foi o presente de natal que dei a mim mesmo. Espero que as informações compartilhadas (mesmo com atraso) possam te ajudar a fazer compras ainda melhores. Como o dia já está acabando, vou postar e sair correndo! Até a próxima! E aguardem os próximos textos!

E é isso aí.

2 comentários:

  1. Cara, excelente a dica de local para aquisição de repros, pois eu costumo torcer o nariz esperando uma péssima qualidade, mas pelo modo que você descreveu e vi nas fotos, gostei do resultado final. Estou namorando um Sega Saturn, acredito que ao longo desse ano estarei com um em mãos e já sei onde irei pegar os jogos.

    Parabéns pelo retorno a blogsfera, Jorge!

    ResponderExcluir
  2. Que lindeeeeeeza!

    Olha esse Street Zero 3, mano. Vontade de ter um Sega Saturn também pra te acompanhar nessas garimpagens.

    Sempre arrebentando nos posts, meu mano.

    ResponderExcluir