26/05/2020

Romhack melhora Castlevania SOTN para Saturn usando cartucho de 4mb de RAM

Dê adeus aos loadings e slowdowns: O romhacker chinês YZB aprimorou diversos aspectos da versão lançada para Sega Saturn de Akumajō Dracula X: Gekka no Yasōkyoku (conhecido no ocidente como Castlevania: Symphony of the Night) através de modificações em seu código fonte, permitindo que o jogo utilize o cartucho de 4mb de memória RAM para armazenar diversos dados que antes precisavam ser lidos do disco. Como consequência, o tempo de carregamento (loading) foi minimizado de forma bastante acentuada (inclusive durante o acesso aos menus, que levavam alguns segundos e agora são instantâneos), e até mesmo slowdowns (momentos de lentidão) causados pela leitura dos dados foram reduzidos.


Diversas outras pequenas melhorias ainda foram implementadas, como animações mais fluídas, a possibilidade de pular cutscenes e outras pequenas mudanças no layout dos controles para tornar mais rápido o acesso ao mapa do castelo. O único problema é que romhacker hospedou o seu trabalho em um servidor da Baidu, que obriga os usuários a instalarem um programa para gerenciar os downloads. Assim que o arquivo for disponibilizado em mais servidores, divulgarei um dos links (e sua fonte) por aqui. ATUALIZAÇÃO: A turma do Retroplaying BCN fez a gentileza de hospedar o patch e você pode baixá-lo clicando AQUI!

Para quem não sabe, a versão para Sega Saturn ficou famosa por apresentar inúmeros aspectos exclusivos, como dois estágios extras (Underground Garden e Cursed Prison), itens e músicas novos e a chance de controlar Maria Renard e também Richter Belmont em duas versões: uma com o traje original do game Akumajō Dracula X: Chi no Rondo e outra mais fiel aos artworks do jogo.

Fontes: ChinaEmu, Retroplaying BCN, Castlevania Realm

3 comentários:

  1. Não joguei a versão de Saturn até hoje, pior que eu amo de paixão este jogo, tá no meu top 10 da vida seguramente.
    Já estou baixando a ROM Hack e em algum momento vou gravar a mídia e tacar no Saturn! hehehe
    Valeu pela dica e pelo link! :)

    ResponderExcluir
  2. Só falta agora a galera que fez a tradução em português desse jogo aprlicar a tradução nesta versão com as melhorias de 4mb, dai será a versão definitiva para os falantes de lingua portuguesa.

    ResponderExcluir
  3. Eu sei que você ficará estarrecido, mas nunca terminei Castlevania Symphon of the Night. Na real da franquia eu só terminei o Super Castlevania IV, que foi super divertido. Por outro lado essa versão do Saturn me atrai muito mais do que as outras, então acho que posso recompensar o pecado encarando essa versão quando puder, hehehe!

    Ótimo post! Abraço

    ResponderExcluir