Sobre

Em meados de 2016, escrevendo um texto discreto sobre a iluminação dinâmica do game Quake 3, comecei a imaginar um blog de games diferenciado. Ele traria um conteúdo técnico pouco abordado em grandes portais do gênero, mas sempre o apresentaria de forma interessante e divertida. Infelizmente só consegui amadurecer a ideia em 2019, quando fui ao Festival Retro Games Brasil e conheci um monte de gente super bacana que eu conversava pela internet há muitos anos. E assim nasceu o Homão de Ferro.

Porém, muito antes de sonhar com a sua criação, meu hobby de "escrever sobre videogames" já tinha feito com que eu fosse citado como destaque entre jovens blogueiros com apenas 14 anos. Eu tinha um blog chamado Alucard Website e escrevia muito bem para a minha idade. Bons tempos!

Revisitei o meu blog da adolescência lá no WayBack Machine. Mas que figura eu era! :)
Depois, ainda muito novo, fiz participações discretas em diversos portais de games (Macho GamerRetroplayers, QuadNation...) enquanto estudava para ingressar no curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Nele, descobri minha paixão por TI, me graduei como tecnólogo e no meu último ano, voltei a escrever sobre detalhes técnicos de videogames. Com um diploma, fiquei ansioso para entrar de cabeça no mundo do trabalho e tive a chance de vivenciar todo o processo de Desenvolvimento de Software (como Dev). Entretanto, para a minha surpresa, descobri em mim habilidades únicas em gestão de processos e pessoas.

Com 23 anos, depois do fim doloroso de um namoro de 3 anos, decidi me arriscar e mudar de área, iniciando também uma jornada em busca de mim mesmo. Profissionalmente, fiz um pouco de tudo: trabalhei temporariamente como professor, entrei de cabeça nas metodologias ágeis e ainda tirei minha certificação na Scrum.org. Quando criei o Homão de Ferro, meu objetivo era escrever sobre games, porém o mais interessante é que enquanto eu escrevia posts, também avançava em meu autoconhecimento através de um tratamento de psicoterapia. No fim, passei a escrever também sobre tecnologia, vida e outros temas. Hoje, sendo quem eu sou de verdade, atualizo o blog sempre que possível e trabalho como Scrum Master em tempo integral :)

O dia em que apresentei uma palestra sobre Scrum na Fatec Ferraz de Vasconcelos foi inesquecível!
Esse é o Homão de Ferro: o seu blog favorito de games com uma visão profunda, técnica e ainda assim, ampla. Afinal, o superficial nunca foi o bastante para mim. E é isso aí! :)

Seja bem-vindo e fique à vontade!

Na Mídia

Reuni aqui todas participações que tive em algum veículo de comunicação desde muito novinho, ainda formando a minha identidade. Estão organizadas em ordem cronológica, das mais recentes às mais antigas: